24 de setembro de 2011

Resumão #SMWSP

Esta semana aconteceu aqui em São Paulo, no Rio também, o Social Media Week. Um mega encontro de nerds pessoas ligadas à publicidade na web e tecnologia.




Foi realizado lá na pqp Senac Santo Amaro, que campus legal. Pena que fica do outro lado do mundo. Regado a muita Ruffles, Doritos, DolceGusto e Água (muita água).

Mas ai você pergunta: Kamila, o que rolou de legaus?

Fiz um mega resumão da parte boa, segue ai:

1º dia – 20/09

Cheguei no comecinho da palestra Placar Social Espalhe com Wagner Martins, Gustavo Fortes, Léo Carbonell e Fabio Azevedo, todos da Agência Espalhe.
Apresentaram a nova ferramenta de análise de resultados em mídias sociais, o IndexSocial, desenvolvida por eles mesmos, para satisfazer os poucos recursos “simples” de métricas em mídias sociais, olha aqui ó.

Depois uma palestra sobre Política Digital, com Caio Túlio Costa (MVL Comunicação), que falou sobre como se desenrola a política brasileira na era digital e como poucos políticos usam essa ferramenta, como a senadora Marina Lina, e ex-candidato a presidência Plínio Marcos.

Uma palestra divertidíssima com o pessoal do Brainstorming9 sobre os fails em mídias sociais.

Ai, subi para o palco HUB, onde Deborah Serra (ESPM/AG2 Publicis Modem), Igor Puga (ID\TBWA), e Jacqueline Lafloufa (Blue Bus), falando sobre Pôneis Malditos, Pôneis Malditos, lalalalalaaaaaaaaaa.
Do sucesso, dos processos que tiraram a propaganda do ar, da viralização, etc. Essa foi muito boa, e a Jacqueline deve ter uns 15 anos só, muito fofa.

Vortei para o palco principal e estava lá Rosana Hermann, a diva, sua filha Anita Efraim, Michel Lent e Denise Bazzan (Senac-SP), num papo sobre pais e filhos na rede.

E para fechar o dia, o papo TODOS OS DONOS – PP, RP, BRANDING, SAC, RH, com Sergio Valente (DM9DDB), Ricardo Guimarães (Thymus), Fabio Marão (Azul), Fabio Tadashi (Vivo), Eduardo Vieira (Ideal) e Maurício Moreira (Grupo TV1), num papo quente sobre como as outras áreas da empresa tem ligação com a área de mídia social, e qual a performance que isso impacta a marca, um papo falando mais do lado do planejamento estratégico, da comunicação da empresa, onde TODOS trabalham para um mesmo propósito e deve “defender” a marca. O melhor do dia.

2º dia 21/09

Foi o dia mais paradão...

Sobre a Legalidade nas Mídias Sociais, com Patricia Peck (PPP Advogados) e Wagner Martins (Espalhe), interessantíssima, como equilibrar o lado legal, dando uma cutucada: utilize o bom senso e tome cuidado com o que você tuita.

No HUB, Jacqueline Lafloufa (BlueBus), Deborah Serra (ESPM/AG2 Publicis Modem), Tania Savaget (ESPM/Tátil Design) – time do BluesBus - debatiam o Desafio das Marcas – Como trabalhar Com um Público tão Segmentado? Boas idéias.

O Renato Meirelles, Data Popular apresentou dados de pesquisa sobre o crescimento das classes C-D-E e o que isso influência no meio digital. Olha o site DataPopular .

Teve a premiação #EPIC

Categoria (na voz do cara que faz a votação de escola de samba).

De novo, C-A-T-E-G-O-R-I-A

#EPIC Survivor – uma homenagem super-legal para a Carol Rocha, @tchulimtchulim, que atropelou um ônibus, força!

Publisher GP: @papodehomem – do graaaaaaaande Fred Fagundes, do top.1-.basf, parabéns!

Marca GP: @Nissan_Oficial

Cross Publisher: @jovemnerd

Blog: @brains9

@: Cid do @naosalvo

Integrada: @vivoemrede

Gestão de Marca: @itau – lembram do abacaxi que tive com o Itaú, pois é, resolvi tão rápido pelo Twitter que mereceu mesmo!

Live: @Nissan_Oficial

Facebook: @guarana

Twitter: @pontofrio

3º dia – 22/03

Celebridades, Web-Celebridades, marcas na web: tornam-se personalidades únicas, falam com o cliente como bróder das antigas. Com Michel Lent (.Mobi), Marcelo Trípoli (iThink), Gustavo Jreige (Pólvora), PC Siqueira (MasPoxaVida/MTV), Edmar Bulla (CROMA), Edney Souza (@interney/Boo-box) e Mederi (Galo Frito).

Uma palestra divertidíssima com Benjamin Jackson, do New York Times, o cara é uma figura, tem uma risada muito engraçada, comentou sobre o papel do jornalismo nessa era onde qualquer pessoa também pode gerar conteúdo, como os jornais lidam com isso, como a tecnologia ajuda a disseminação da informação. O twitter do cara é @benjaminjackson, sigam-no.

A última palestra, seria uma web-conference como pessoal do Rio, maaaaaaas não rolou por problemas técnicos lá, o que rendeu boas piadas do Wagner Martins (Espalhe) sobre cariocas – ele pode falar, pois ele É carioca.
Rosana Hermann e o seu taxista com crise no trabalho: Eu não sei onde fica a Washington Luís, eu não tenho a obrigação de saber, e deve ter alguém melhor que a senhora para fazer essa palestra...
Debateram marcas, pessoas, ações em mídia social, fechou com chave de ouro!