14 de setembro de 2011

Como fazer uma crítica

Li no Blog do Cabra - que também eu recomendo! - essas dicas para se fazer uma crítica, dar um feedback à alguém de sua equipe.

Lembre que feedbacks periódicos servem tanto para você, líder, saber onde melhorar e sentir o clima de sua equipe, quanto à você, funcionário, saber como melhorar, o que estudar e, consequentemente, como crescer na empresa e na sua carreira.

Trabalhei em empresas que a política da "reunião de feedback" não existia, e me senti à deriva.

Se sua empresa/líder não tem essa política, pergunte, numa conversa informal mesmo, mas corra atrás do que é melhor e cresça, sempre.

São doze dicas, que tanto serve para o ambiente corporativo, como na vida também.

1. Identifique o comportamento que você quer criticar. Direcione a crítica para a ação, não para a pessoa - planeje sua crítica, escreva tópicos.

2. Torne a crítica específica. E não diga "você sempre esquece os prazos de entrega", mas sim "você perdeu o prazo de 15 de maio para a entrega do relatório" - seja firme, mas não dê bronca, mostre o erro.

3. Esteja certo de que o comportamento a ser criticado pode ser mudado. Sotaques e outras coisas nem sempre podem ser modificados.

4. Utilize "eu" e "nós" para demonstrar que também quer resolver o problema, o que é muito mais produtivo do que ameaçar - somos uma equipe!

5. Esteja certo de que a outra pessoa compreende o motivo da crítica - seja claro.

6. Não enrole. Seja prático e gentil, sem discursos.

7. Ofereça incentivos para mudanças de atitude. Ofereça ajuda para a pessoa corrigir seu problema - dê sugestões, incentive a mudança.

8. Não faça uma voz sarcástica ou com raiva. Ambas são improdutivas - tive um chefe (graaande chefe) que me chamava para tomar um café numa padoca, torne o feedback um bate-papo na brodagem.

9. Mostre à pessoa que você entende seu sentimento.

10. Se você decidiu escrever a crítica, acalme-se antes de começar a escrever o memorando. E saiba que só a pessoa deve ler o que você escreveu - o que for tratado no feedback tem que ficar entre o líder e o funcionário, sempre.

11. Comece falando algo positivo.

12. No final, reafirme seu apoio e segurança na pessoa - às vezes uma conversa tem resultados impressionantes numa empresa.

Curti demais tudo isso, valeu Cabra!