29 de setembro de 2011

Erros e Acertos

Essas semanas foram bem corridas, por causa do Social Media Week e porque também fiz um curso de Mídia Social com o Eden (Um Passinho a Frente).

O bom de tudo isso, foi, pensar em todos os erros e acertos nos trampos que fiz.

Muitas coisas foram na experimentação, e como trabalhei em corporações aconteceram coisas bizarras.

Já tive que convencer dono de empresa que é impossível anúnciar em revistas com verba de R$ 1700,00/Mês, e mesmo assim o cara foi fundo na resposta "então você não quer fazer?" E fora a torração para criar um perfil no Twiiter, criar é fácil, dificil é alimentar, "o que você quer que fale no Twitter da empresa?", a resposta é uma coisa linda (Caetano fellings): "fala que fechamos as licitações"... Oi???

Teve diretor que queria, porque queria anúnciar nda Folha e no Estadão de domingo. Para divulgar uma workshop para o mercado químico. Helooooow... Revistas especializadas são mais assertivas né... Ele "não porque eu quero, e eu quero". Nesses casos nada como o orçamento do espaço e o escorpião no bolso para decidir quem está certo.

Nessa mesma última empresa, implantei o uso de Mídia Social, quando questionada "porque não fiz ainda", além de ter 3000 milhões de coisas para fazer, falei do planejamento, do objetivo, se os nossos clientes usam, e recebi a mesma resposta "então você não quer fazer?". Porraaaaaaa.

O certo é que nenhuma ação dentro de uma empresa, tanto na comunicação de suas marcas e produtos/serviços, quanto nas ações internas, não são apenas ações, se não tiveram um bom planejamento, que seja flexível quanto ao quadro atual de mercado, uma estratégia. Fazer por fazer, todo mundo faz, quero ver é fazer, manter, controlar, monitorar e colher resultados.

Tem que saber ouvir, discutir, estamos trabalhando para a empresa crescer, cabe a você, chefe/diretor/dono decidir a próxima etapa, ouça seus funcionários, ouça a rádio-peão (odeio rádio-peão), tome decisões com embasamento.

No corporativo, ações por impulsos são bem vindas quando o quadro atual está propicio a isso, do contrário, pode ser jogar dinheiro na lama.